Dicas Práticas para Proteger Sua Arte em Madeira Contra a Umidade
Olá, pessoal! Tudo bem?
Quando falamos de arte, muito do que se aprende vem da prática – e isso é especialmente verdade na pintura. Para nossa sorte, hoje existem muitos cursos que ensinam técnicas, mas há certos conhecimentos que só o tempo e a experiência trazem. Após anos imerso nesse universo, decidi compartilhar algumas dicas práticas que descobri ao longo da minha trajetória.
Hoje, o tema é algo bem comum aqui na cidade onde moro: o problema do mofo em peças de madeira.
Sou de Ubatuba, litoral norte de São Paulo, onde o clima é tropical úmido. É comum que as casas sejam afetadas pela umidade, o que causa a formação de bolor nas paredes e objetos do ambiente. Entre os mais impactados estão os quadros pendurados, pois, ao ficarem em contato direto com a parede, acabam acumulando umidade, gerando manchas difíceis de remover. Madeiras tendem a reter umidade e, em ambientes úmidos, isso pode favorecer o aparecimento de bolor, especialmente se os quadros estiverem em contato com a parede.
Entenda a Qualidade da Madeira
Culturalmente, em Ubatuba, a madeira mais utilizada na arte e no artesanato é a cachêta. Ela e o pinus são madeiras leves e absorvem bastante umidade. Quanto melhor a qualidade da madeira, menos propensa ela será a desenvolver mofo. Madeiras mais densas, depois de secas, são menos suscetíveis à umidade. Eu costumo usar diferentes tipos, mas prefiro o cedrinho, pois é resistente, possui bom custo e apresenta um belo acabamento quando pintado. Se a madeira ainda estiver “verde” (ou seja, úmida), o ideal é deixá-la secando naturalmente, em posição horizontal, em um local seco e ventilado. Evite o sol, estufas ou fornos, pois eles podem deformá-la, causando empenamentos, lascas e rachaduras. O processo natural de secagem é essencial. Para acelerar, é possível usar um soprador térmico ou secador de cabelo, mas sempre monitorando como a madeira reage.
Para saber se a madeira está verde, observe se está mais pesada e fria ao toque; em alguns casos, ela pode até apresentar pequenas gotas de umidade na superfície.
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Pintura feita por mim com tinta PVA sobre madeira Pinus |
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Pintura feita por mim com tinta acrílica sobre madeira cedrinho |
Preparando a Madeira para a Pintura
Com a madeira seca, é hora de impermeabilizá-la. Com base na experiência que adquiri ao longo dos anos, recomendo o uso de resina acrílica à base de água para a impermeabilização.
A resina bloqueia os poros da madeira, evitando que a umidade penetre e cause manchas permanentes. Além disso, proporciona uma superfície ideal para a pintura. Aplique duas demãos de resina acrílica, cobrindo completamente a peça – frente, verso e laterais – para um bloqueio eficiente.
Passos para Preparação:
Primeira demão: Aplique a resina com pincel ou rolinho e deixe secar por 4 horas.
Lixamento: Use uma lixa 120 para suavizar a superfície, apenas o suficiente para "quebrar" a textura. Lixe levemente para não marcar a madeira.
Segunda demão: Aplique a segunda demão e espere mais 4 horas. Repita o lixamento de forma leve e constante. Isso deixará a madeira protegida e pronta para receber a pintura.
Atualmente, a resina está disponível nas versões fosca e brilhante. Eu prefiro a fosca, mas você pode optar pela brilhante, dependendo do acabamento desejado. A versão fosca é um pouco mais difícil de encontrar, então deixei um link para ela aqui caso você precise.
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Esta é a resina que estou usando atualmente |
Depois desse processo, sua peça estará pronta para receber pintura com tinta PVA, acrílica ou óleo. Quem usa canetas demarcadoras também vai gostar, pois a superfície resinada facilita o traço, preservando a ponta da caneta e economizando tinta.
Acabamento e Proteção
Se utilizar tinta PVA, látex ou acrílica, pode aplicar a mesma resina como acabamento, em vez de verniz. Mas, para tinta óleo, o ideal é um verniz específico, pois a resina acrílica é à base de água e não é adequada para esse tipo de tinta.
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Pintura feita por mim com tinta óleo sobre madeira Sibipiruna |
Dica Extra: Evite o Contato da Peça Direto com a Parede!
Mesmo que a madeira esteja impermeabilizada, a parede pode ter infiltrações ou umidade. Para evitar problemas, é recomendável que o quadro não encoste diretamente na parede. Uma solução prática é inserir quatro pequenos parafusos na parte de trás da madeira, criando um espaçamento entre a peça e a parede, o que permite a circulação de ar e previne o acúmulo de bolor.
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Verso de um quadro que pintei - detalhe do parafuso espaçador e do pendurador |
Se, eventualmente, a umidade afetar a pintura, seque-a delicadamente com um papel toalha ou pano suave.
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