Dicas Práticas para Proteger Sua Arte em Madeira Contra a Umidade




    Olá, pessoal! Tudo bem?

    Quando falamos de arte, muito do que se aprende vem da prática – e isso é especialmente verdade na pintura. Para nossa sorte, hoje existem muitos cursos que ensinam técnicas, mas há certos conhecimentos que só o tempo e a experiência trazem. Após anos imerso nesse universo, decidi compartilhar algumas dicas práticas que descobri ao longo da minha trajetória.

    Hoje, o tema é algo bem comum aqui na cidade onde moro: o problema do mofo em peças de madeira.

    Sou de Ubatuba, litoral norte de São Paulo, onde o clima é tropical úmido. É comum que as casas sejam afetadas pela umidade, o que causa a formação de bolor nas paredes e objetos do ambiente. Entre os mais impactados estão os quadros pendurados, pois, ao ficarem em contato direto com a parede, acabam acumulando umidade, gerando manchas difíceis de remover. Madeiras tendem a reter umidade e, em ambientes úmidos, isso pode favorecer o aparecimento de bolor, especialmente se os quadros estiverem em contato com a parede.

Entenda a Qualidade da Madeira

    Culturalmente, em Ubatuba, a madeira mais utilizada na arte e no artesanato é a cachêta. Ela e o pinus são madeiras leves e absorvem bastante umidade. Quanto melhor a qualidade da madeira, menos propensa ela será a desenvolver mofo. Madeiras mais densas, depois de secas, são menos suscetíveis à umidade. Eu costumo usar diferentes tipos, mas prefiro o cedrinho, pois é resistente, possui bom custo e apresenta um belo acabamento quando pintado. Se a madeira ainda estiver “verde” (ou seja, úmida), o ideal é deixá-la secando naturalmente, em posição horizontal, em um local seco e ventilado. Evite o sol, estufas ou fornos, pois eles podem deformá-la, causando empenamentos, lascas e rachaduras. O processo natural de secagem é essencial. Para acelerar, é possível usar um soprador térmico ou secador de cabelo, mas sempre monitorando como a madeira reage.

    Para saber se a madeira está verde, observe se está mais pesada e fria ao toque; em alguns casos, ela pode até apresentar pequenas gotas de umidade na superfície.


Pintura feita por mim com tinta PVA sobre madeira Pinus



Pintura feita por mim com tinta acrílica sobre madeira cedrinho

Preparando a Madeira para a Pintura

    Com a madeira seca, é hora de impermeabilizá-la. Com base na experiência que adquiri ao longo dos anos, recomendo o uso de resina acrílica à base de água para a impermeabilização.

    A resina bloqueia os poros da madeira, evitando que a umidade penetre e cause manchas permanentes. Além disso, proporciona uma superfície ideal para a pintura. Aplique duas demãos de resina acrílica, cobrindo completamente a peça – frente, verso e laterais – para um bloqueio eficiente.

Passos para Preparação:

  1. Primeira demão: Aplique a resina com pincel ou rolinho e deixe secar por 4 horas.

  2. Lixamento: Use uma lixa 120 para suavizar a superfície, apenas o suficiente para "quebrar" a textura. Lixe levemente para não marcar a madeira.

  3. Segunda demão: Aplique a segunda demão e espere mais 4 horas. Repita o lixamento de forma leve e constante. Isso deixará a madeira protegida e pronta para receber a pintura.

    Atualmente, a resina está disponível nas versões fosca e brilhante. Eu prefiro a fosca, mas você pode optar pela brilhante, dependendo do acabamento desejado. A versão fosca é um pouco mais difícil de encontrar, então deixei um link para ela aqui caso você precise.


Esta é a resina que estou usando atualmente

    Depois desse processo, sua peça estará pronta para receber pintura com tinta PVA, acrílica ou óleo. Quem usa canetas demarcadoras também vai gostar, pois a superfície resinada facilita o traço, preservando a ponta da caneta e economizando tinta.

Acabamento e Proteção

    Se utilizar tinta PVA, látex ou acrílica, pode aplicar a mesma resina como acabamento, em vez de verniz. Mas, para tinta óleo, o ideal é um verniz específico, pois a resina acrílica é à base de água e não é adequada para esse tipo de tinta.


Pintura feita por mim com tinta óleo sobre madeira Sibipiruna

    Dica Extra: Evite o Contato da Peça Direto com a Parede!

    Mesmo que a madeira esteja impermeabilizada, a parede pode ter infiltrações ou umidade. Para evitar problemas, é recomendável que o quadro não encoste diretamente na parede. Uma solução prática é inserir quatro pequenos parafusos na parte de trás da madeira, criando um espaçamento entre a peça e a parede, o que permite a circulação de ar e previne o acúmulo de bolor.


Verso de um quadro que pintei - detalhe do parafuso espaçador e do pendurador

    Se, eventualmente, a umidade afetar a pintura, seque-a delicadamente com um papel toalha ou pano suave.

    Gostou das dicas? Fique ligado para mais conteúdos práticos do mundo da arte, e compartilhe com outros artistas. Valeu!




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